Seguidores

domingo, 20 de maio de 2012

Tutorial

Porta-treco

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita

Ok, promessa é divida!
Dor e sofrimento!
Como é difícil fazer um tutorial!
São muitas as dificuldades:
  • sou canhota e a maioria das pessoas são destras;
  • não sou professora, tentei ser o mais clara possível;
  • sou quase autodidata, minha tia me ensinou os pontos básicos e o resto eu fui aprendendo em revistas e livros;
  • não sou desenhista, tentei fazer o mais explicadinho possível.
Justificado os erros, vamos ao que interessa:

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita

Começo sempre escolhendo o forro da bolsinha, porque gosto de combinar com as cores das linhas para ficar harmonioso.
Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

Faço 13 correntinhas,
1ª Carr.: trabalho em ponto baixo de modo que o trabalho apresente a forma oval, pegando somente uma alça das corr. de base. Na 1ª e na 13ª corr., fazer 5 pt bx.
Termino a 1ª carr com 32 pontos baixos.

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

2ª Carr.: Trabalhar os pontos conforme eles se apresentam, mas nos três pontos de borda, fazer 2 pontos baixos em cada.

Termino a 2ª carreira com 38 pontos baixos.


Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP


3ª Carr.: Trabalhar os pontos conforme eles se apresentam, mas em cada borda aumentar 2 pontos, conforme o gráfico, brilhantemente desenhado por mim, rsrsrs.

Termino a 3ª carreira com 42 pontos baixos.

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

 4ª Carr.: Trabalhar os pontos conforme eles se apresentam, mas em cada borda aumentar 2 pontos, conforme o gráfico.
Termino a 4ª carreira com 46 pontos baixos.
Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

5ª Carr.: Trabalhar os pontos conforme eles se apresentam, mas em cada borda aumentar 2 pontos, conforme o gráfico.
Termino a 5ª carreira com 50 pontos baixos.

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP
Perceba que quando você dobra o fundo da bolsinha ela parece uma canoa.

6ª Carr.: Trabalhar os pontos conforme eles se apresentam, mas em cada borda aumentar 2 pontos, conforme o gráfico.
Termino a 6ª carreira com 54  pontos baixos.

7ª Carr.: Trabalhar os pontos conforme eles se apresentam, mas em cada borda aumentar 2 pontos, conforme o gráfico.
Termino a 7ª carreira com 58 pontos baixos.
 
Fim do fundo da bolsinha, agora é só seguir em ponto baixo sem aumentos ou colocar o seu ponto preferido.
 A minha eu continuei trabalhando em ponto baixo, mas fiz algumas “frescurinhas”:

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP
Detalhe: sou canhota

8ª carr.: Troquei  a cor da linha e fiz 1 ponto baixo e 1 ponto baixo pegando na carreira debaixo.

9ª  e 10ª carr.: Troco, de novo,  a cor da linha, toda carreira em ponto baixo.

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

11ª carr.: Volto a 8ª carreira com uma terceira cor.

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

Daqui em diante vou repetindo a 8ª, 9ª e 10ª carreiras até alcançar a altura de 11 cm.
Acabamento com ponto caranguejo.

Porta treco, porta-moeda em crochê com receita - PAP

Agora é só colocar o forro e o zíper. Vou tentar fazer PAP, mas já vou avisando que também não aprendi a costurar em lugar nenhum, portanto mais dor e sofrimento.

Qualquer dúvida é só perguntar. 


Em tempo: 
Acho tá na hora de informar que o nome do blog é Tricô Perfeito, mas que isso não é pretensão é só o meu sobrenome. Rsrsrs..

****

Editado: Link para a postagem da colocação do forro
http://tricoperfeito.blogspot.com.br/2012/06/porta-treco.html

35 comentários:

Rosangela disse...

Gladys que perfeição...valeu seu esforço,ficou muito bom,amei...(Você honra seu nome, isso com certeza, adoro pessoas determinadas.).
Menina, depois que eu terminar a empreitada do meu casaco vou fazer esse porta-treco. Muito obrigada por compartilhar esse tesouro.
Linda semana pra vc.
Fica com DEUS.
Beijo grande.

Gladys Perfeito disse...

Querida Rô, você é sempre muito gentil.
Estou doida para ver o seu casaco pronto, vai ficar muito lindo.
Um beijo e muito obrigada pela força.

Marlene disse...

Gladys,
Ficou perfeito. Dá p/ me arriscar.
Vamos aguardar o PAP da costura, que também sou pessima
Obrigada pela gentileza.
Bjos

Gladys Perfeito disse...

Marlene, que Deus nos ajude neste PAP, rsrsr...
Beijos

Maria das Graças - Graça disse...

Adorei! não deve ser fácil mesmo preparar um tutorial. Tbm sou canhota. :) Ficou ótimo.
Pap de costura tbm me interessou.
bjs

Gladys Perfeito disse...

Obrigada, pelo carinho.
Devo fazer o tutorial até o fim da semana. Vamos ver no que vai dar.
Beijos

Faniquito disse...

Uau uma canhota q crocheta e ainda por cima arrasa no pap

Bejinhos
Ana

Gladys Perfeito disse...

Obrigada, Ana.
Gosto muito do seu blog, é muito alto astral.
Adorei sua visita
Beijos

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Ah...que legal! Este trabalho é muito lindo e um dia vou me atrever em fazer!
Adorei...Feliz domingo para vc!
Bjs e te desejo uma linda semana e muitas realizações.
CamomilaRosa

Joana disse...

Oi Gladys, valeu a dor e sofrimento, rsrsrs, porque o pap ficou perfeito, e o trabalho é lindo, adoro essa mistura de cores e esses pontos desencontrados, dão um efeito bem latino. Bjs
Joana

Marcieli disse...

Olá Gladys..acabando de conhecer seu blog tudo muito lindo....e claro já sou seguidora...Bjs linda quinta...
Venha conhecer meu blog..

Káthia Marchand disse...

Oi amor!

Um convite feito com tanto carinho, e eu não poderia recusar!
Tudo bem meu anjo? Prazer conhecer, e já sou seguidora, assim a gente não se perde... rsss

Eu sou uma sortuda mesmo, né? Já chego com pap, tudo no maior capricho ... eita coisa boa!!!
Parabéns pelo PAP e pelo trabalho muito fofo!!!

Mil beijinhos!

Artesanato By Michele disse...

Meu blog é pequenino
Mas adora festejar!
Vamos logo, sem rodeio
Do sorteio participar?

Vem comemorar comigo o 6º aniversário do "Artesanato By Michele".
Sua presença me deixará muito feliz!

Unknown disse...

Oi.
Ah Gladys, mas ser canhota não é tão ruim assim afinal.
Eu tb sou. A gente sofre no início, né?, pois temos que "decodificar" tudo para a "nossa língua":) O crochê aprendi sozinha tb, acompanhando paps maravilhosos como este seu e através de gráficos e receitas (claro, espelhando tudo para ficar direito, sendo esquerdo);)
A gente se sai bem. Viu, não é tão ruim assim, hihi.
Parabéns pelo blog.

Abraço,
KK.

Gladys Perfeito disse...

Katia, eu não tenho nenhum problema em ser canhota, na verdade até gosto muito. Mas toda vez que eu vou tentar ensinar alguma coisa a um destro eles sofre demais. Nós canhotos já estamos acostumados ao mundo destro.
A dor e o sofrimento é porque foi o meu primeiro PAP e eu fiquei muito preocupada em ser clara. Só isso!
E viva, nós, os canhotos!!!!
Beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É isso:)
E viva "nóis":)

Ficou muito bom guria.
Ahh, uma dica que aprendi no site da Elaine Crochê (http://elainecroche.blogspot.com.br/2011/07/video-aula-croche-croche-para-canhotos.html), assistir às aulas de destros através de um espelho;)
A gente já acostumou a ver e aprender olhando mesmo, mas desde pequenos os canhotinhos precisam aprender a driblar este mundo de maioria destra;), então, esta dica do espelho pode funcionar ao contrário, qdo a prfa. é canhota, hihihi.

Abraço.
T+,
Kátia.

Nélia Botelho disse...

Parabéns pelo tutorial. Sei o trabalho que dá. Quanto a ser esquerdina não há problema pois está perfeito. Também tenho uma filha esquerdina e quando a ensinei a fazer crochet apenas tive de me colocar frente a frente com ela...o resto é prática.:))
Abraço

Nélia

Faniquito disse...

Parabéns...ficou PERFEITO !!! Desculpe mas não resisti...e nem tô falando do sobrenome
hehehehe

Bom feriado

Beijinhos

Ana

Calma que estou com pressa! disse...

oi Gladys
realmente canhota sofre
minha filha é - e minha mãe não conseguiu ensina-la
eu era pra ser canhota e minha mãe não deixou
gra consigo escrever e faer varias coisas com a canhota
mas virei destra
e acho um charme as canhotas
ficou super bomteu tutorial
bj
lu

Toca do trico e croche disse...

Memina,
você ainda diz que não sabe fazer Tutorial ???
Ficou ótimo muito bem explicadinho !!!
Tenha uma ótima semana!

Sonia Faria

Paulinha disse...

ola ... muito fofo seu blog e trabalhos lindos parabens adorei... se quiser conhecer meu cantinho eh http://ornague.blogspot.com.br/ vou adorar sua visita... tudo de bom p vc

Agulhas Colheres & Afins disse...

Oi Gladys, que lindo trabalho, alias quantas coisas lindas a por aqui, amei o blog. Acho que você explicou bem direitinho.

Quero agradecer pelo carinho e a visita registrado no AC&A, muito obrigada. Já me instalei por aqui, quero ficar em contato, gostei muito de voce.

Bjs. Frida Lucia
http://www.agulhascolhereseafins.com/

marcia disse...

OI TUDO BEM !!
OI ADOREI SEU BLOG , SE DER E QUISER CLICAR NO G+ . MEU BLOG É :- http://brechodosul.blogspot.com.br , VAI DAR UMA OLHADINHA SERÁ UM PRAZER EM RECEBER .
OBRIGADA AGUARDO SUA GENTILEZA

FICO GRATA AO ME SEGUIR , POIS JÁ ESTA SEGUIDA . E QUERENDO ALGUMA ROUPA ME ESCREVA PARA MEU EMAIL SERA UM PRAZER NEGOCIAR COM VOCÊ.

MARCIA REGINA - DESCULPE-ME A LETRA GRANDE MAS SOU DEFICIENTE ESPECIAL

Toca do trico e croche disse...

Minha amiga linda !!!
Como o nome de seu blog já diz...você é perfeita em tudo que faz !!!
Amei seu tutorial !!!
Queria te desejar muita saúde, paz e realizações neste novo ano...
Você mora no meu coração...obrigado pela linda companhia neste ano, que agora finda.
Espero estarmos juntinhas ano que vem!!!
Que venha 2013 !!!

Abraços!

Sonia Faria

Jussara Silva disse...

Oi Gladys! Muito legal. Parabéns pela boa vontade. Para canhota é tudo mais difícil mesmo. Bom final de semana. Bjs.

Sonia Facion disse...

Oi Cladys!!!!


Passei para deixar uma bjk

Sonia

Pérolas do Crochet - Renata Vieira disse...

Ahhhhh muito lindinhos.. adoro essas bolsinhas... Parabéns e obrigada pelo Tutorial. bjos

Márcia disse...

Adorei parabéns pelo pap.
Bjus e te sigo, para ver mais coisas legais.

Nina Braz disse...

Oi Gladys,
Vim agradecer a sua visita no Tu Organizas e já estou seguindo.
Adorei o porta treco e por coincidência, hoje lá no blog é tudo de tricôt!
Beijos

Anajá Schmitz disse...

Olá, adorei o passo a passo, também faço crochê e sou canhota, como sofro quando alguém me pede para ensinar a fazer. Ficou lindo e vou fazer uma porta treco também.
Tenha uma ótima semana.

Anajá Schmitz disse...

Passando para desejar um ótimo fim de semana.

Os trabalhos da Pilar disse...

Gladys adorei seus livro sera que poderia mandar-me uma copia
pilaraltisent@hotmail.com
um grande abraço Pilar

Anônimo disse...

adoraria receber uma copia de seu livro um brande abraço Pilar
Altisent
pilaraltisent@hotmail.com

Ju disse...

Olá Gladys,

Obrigada pela carinhosa visita!
Amiga da Sonia é minha amiga também e voltarei aqui mais vezes, pois há muito para se ver e admirar!

Beijinhos
Ju